September 25, 2006

Estágio

Acabou. Hoje apresentei o meu trabalho de estágio a um júri composto por dois professores e pelo meu supervisor na empresa onde trabalho. Tenho plena noção que o meu relatório de estágio não está prefeito sem que me pese na consciência que poderia ter feito melhor. Não que não fosse possível mas, dadas as circunstâncias, sei que dei o meu melhor.

Foi um estágio profissional tendo como valor uma Pós Graduação em Engenharia Informática. Os pontos em que seria avaliado foram delineados de inicio, estão no manual da pós-graduação; são oito os pontos. Os seis primeiros pontos prendem-se com o meu desempenho na empresa onde consegui colocação, valorizando capacidades de trabalho em equipa, aquisição e aplicação de novos conhecimentos, capacidades de autonomia e iniciativa. Os dois últimos pontos contemplam a qualidade do relatório de estágio, com uma nota para a necessidade de clareza nas ideias expostas e na correcta utilização da língua portuguesa, e a qualidade da apresentação oral.

Abreviando, a relação (ou falta dela) com o meu orientador na faculdade foi um desastre. Consequência relevante para este texto: os prazos não foram cumpridos. Apesar da "Qualidade do Relatório Final" ser apenas um entre oito pontos, passou a incluir o respeito pelo prazo de entrega do dito relatório. O desrespeito pelo prazo é um detalhe que não vale a pena apurar ou discutir responsabilidades. Como contra-argumento foi-me dito que perante a apresentação dos pontos sobre os quais os alunos desta pós-graduação seriam avaliados não foi revelado o peso relativo de cada um dos pontos.

É triste. Estou triste. Sei que dei o meu melhor. Sei que tenho colegas que ainda não entregaram o trabalho de estágio com a pertença da qualidade estar acima de uma data da entrega. Sei que entrei no jogo com um conjunto de regras, e que no final se revela que elas podem ser manipuladas a bel' prazer dos professores. Sei que fiz um estágio profissional e defini as prioridades que indo ao encontro dos tópicos de avaliação, prioridades que correctamente serviam as minhas funções, sem as quais não fazia sentido um relatório de estágio; fui penalizado por isso. Agora, vou esperar pela nota estar definida, confirmada e escrita em papel, para poder recorrer.

Esta entrada foi apenas um desabafo. Não me apraz este nível de detalhe, confesso, mas senti necessidade de o escrever. Se chegaram até aqui, obrigado pela leitura. :)

No comments: