February 26, 2007

Comprar ou alugar?

Nos últimos tempos tenho pensado seriamente na possibilidade de alugar um andar em Lisboa. Porquê? Porque viver em Lisboa poupa-me a pendulação diária entre os dois lados do Tejo e todos os seus inconvenientes: filas de transito, gasolina, portagens, tempo mal gasto. Porque tenho sentido necessidade de sair de casa dos meus pais, de gerir o meu próprio espaço e a minha independência financeira. Porque sinto que está na altura de tomar esse passo que muito me pode ensinar e fazer crescer.

No entanto este fim de semana, perante a possibilidade de alugar um T2+Quintal por 400 euros, alertaram-me para os inconvenientes de alugar uma casa. Creio ter ficado convencido para os próximos meses, ou pelo menos até ter uma situação contratual mais estável que a actual. O aluguer representa não só um gasto perdido para a casa em si, como também para o conjunto de despesas associadas. As despesas com alimentação, electricidade, água, gás e internet, para não falar de um conjunto de electrodomésticos que provavelmente não seriam escolhidos pela qualidade visto não se tratar de um investimento para uma casa própria.

Claro que tenho feito as minhas poupanças nos últimos meses, mas estas têm sido pouco estruturadas. Fazendo uma estimativa por alto para as despesas que teria ao alugar uma casa, penso usar esse valor como base de um plano de poupança para investir na compra de uma casa. Vamos ver o que sai daqui. :)

2 comments:

Anonymous said...

Opinião pessoal: realmente alugar uma casa parece-me na generalidade um desperdício de dinheiro. E pelo que eles pedem de renda hoje em dia, mais vale esperares um pouco para teres o valor inicial (joia? nunca me lembro de como se chama aquilo :P) que eles pedem sempre e a partir daí estares a gastar o dinheiro em algo que eventualmente será mesmo teu. :)

David said...

Entrada? ;)
Mas sim, concordo contigo. É esse o plano! :)
Talvez conseguir melhores condições de empréstimo com essa entrada. A ver vamos..

hugs o/