Affordance
Affordance é a capacidade que um objecto, ou o ambiente, tem de transmitir as formas com é possível interagir com ele. Este termo pertence aos domínios da psicologia cognitiva, design industrial e interacção pessoal-máquina.
As portas são os objectos mais usados para dar exemplos deste termo. Uma porta deve transmitir como deve ser usado o seu interface. Uma porta com uma barra transmite ao utilizador que este a deve agarrar e puxar. Tendo uma placa, onde não é possível agarrar, a porta indica ao utilizador que este deve empurrar.
Este termo veio hoje à conversa com um colega de trabalho quando passávamos pelas diversas portas de vidro na empresa. Todas elas têm uma barra à largura da porta, permitindo que a pessoa possa agarrar a barra tanto perto da dobradiça como perto da fechadura. A Affordance percepcionada pelo utilizador que é confrontado com este tipo de barras é que qualquer ponto nessa barra pode ser usado para actuar na porta. No entanto, pelo binómio de Newton, sabemos que devemos agarrar a barra mais perto da fechadura se quisermos abrir a porta com menos esforço. Uma solução seria uma barra vertical perto da fechadura, combinando a Affordance da barra a um bom Mapeamento de forma a aumentar a usabilidade da porta.
O termo foi usado pela primeira vez pelo psicólogo James J. Gibson em 1966, e associado ao domínio da Interacção Pessoa-Máquina por Donald Norman, em 1988.
Uma possível tradução deste termo para a língua portuguesa é Capacidade, tal como indicado pelo professor Luís Carriço (FCUL) nas suas aulas de Interfaces Pessoa-Máquina. Podem encontrar mais sobre Affordance na Wikipedia ou em Interaction-Design.org.
No comments:
Post a Comment